Total de acessos

Teste

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Exame: Aluguel tem maior queda de preço em 9 anos

No último ano (até junho), a queda foi ainda maior, de 5,23%. No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA ficou em 8,84%. Isso significa que o índice apresentou queda real de 12,93%, ao considerar o efeito do aumento dos preços no tempo

Se você é inquilino, os preços de aluguel no Brasil estão a seu favor. No primeiro semestre, a queda no valor médio de locação foi de 1,78%, a maior em 9 anos.

O dado é do Índice FipeZap de Locação, que acompanha a variação de preços [anunciados] de apartamentos para alugar em 11 cidades brasileiras. Essa queda de preço significa que você não deve aceitar qualquer oferta de locação e encontrará um terreno fértil para boas negociações.

No último ano (até junho), a queda foi ainda maior, de 5,23%. No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA ficou em 8,84%. Isso significa que o índice apresentou queda real de 12,93%, ao considerar o efeito do aumento dos preços no tempo.

Vale ressaltar que essa variação real não é obtida com uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação. 

Rio de Janeiro e Belo Horizonte têm as maiores quedas 
O Rio de Janeiro teve a maior queda nominal (sem considerar a inflação) no valor médio do aluguel no 1º semestre, entre as 11 cidades pesquisadas. Os preços caíram 3,59% no período. A segunda maior queda foi em Belo Horizonte, de 3,02%.

As cidades pesquisadas com menor valor médio do metro quadradado foram Curitiba (16,69 reais), São Bernardo do Campo (18,95 reais) e Belo Horizonte (19,93 reais).

Rentabilidade baixa
A rentabilidade média anual que os proprietários de imóveis terão com os aluguéis a receber nos próximos 12 meses será de 4,5%, contra uma expectativa de inflação de 10,5% para o mesmo período (dados da FGV). Esse retorno é calculado pelo Índice FipeZap de Locação por meio da divisão do valor do metro quadrado de locação mensal pelo valor de venda, multiplicado por 12. Segundo a 

As piores taxas de retorno estão em Curitiba e Belo Horizonte, em que as rentabilidades do aluguel serão de 3,7% e 3,8%, respectivamente.

(Exame.com - Seu Dinheiro - Notícias - 15/07/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

14 comentários:

  1. Os especuladores não estão vendendo então estão em desespero, correm para alugar...
    Não vende não aluga... É o desespero total.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na cidade de Contagem MG a Construtora Direcional está fazendo umas 30 torres de, sei lá, 30 andares...
      Um favelão vertical, e a placa de "ÚLTIMAS UNIDADES" estão há mais de 02 anos e vai permanecer por mais 20 anos rsrs.
      Fica perto do Itau Shopping, quem quiser uma unidade corra pois são as últimas unidades.

      Excluir
  2. cai mais viu...bem mais....
    crise pra 15 a 20 anos no minimo.
    fora q acabou o estoque de bobo que pega financiamento de 30 anos

    ResponderExcluir
  3. Mas, com o mercado imobiliário resistente em fazer com que os preços fiquem acessíveis aos trabalhadores de TODAS as profissões sem se estuprem em financiamentos eternos, qual seria o remédio?
    Para os "investidores" o Seloken.
    Para as 666 o hemovirtus.
    E para quem tem um pouco de lógica financeira, Chopinho com peixe frito.

    ResponderExcluir
  4. Alguém nesse blog já ouviu falar em um economista de nome Sérgio Vale ? Hoje esse cidadão estava no programa conta corrente, da globonews, e na cara dura estava afirmando que haverá correção nos preços dos imóveis em 2017. O entrevistado inclusive sugeriu que as pessoas se apressem, porque segundo ele não tá havendo lançamentos, a venda de imóveis tá sendo retomada e, consequentemente, haverá elevação nos preços. Imediatamente mandei uma mensagem pra emissora questionando a postura do entrevistado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elevaçao de preços pra vender pra quem? Idiotas nao tem mais...ja estao endividados ate pos morte.

      Excluir
    2. De vez em quando a mídia em geral lançam matérias para tentar "animar" o povo e sair comprando. Tudo mandado, comprado! Alguns não entendem o óbvio: os imóveis estão com preços nas alturas e a população não tem dinheiro. Não temmmmm dinheiroooooooo. Como comprar sem dinheiro? Pessoas estão desempregadas e com medo de perder seus empregos. Todo mundo com medo. Mesmo que uma pequena fatia esteja querendo adquirir um imóvel, essas pessoas estão com medo de se meter em ma dívida de 30 anos.
      Obs: Onde moro tem 8 apartamentos a venda. Não vendem!!!

      Excluir
    3. Acho que você está utilizando muito mal seu tempo assistindo a BoboNews. Tem maneiras mais rapidas e menos trouxas de se desinformar.

      Excluir
  5. Parece-me que estamos no início do DESPAIR, isso é tentativa de negar o óbvio da realidade com mentiras...
    Otimismo sem razão, torna-se alienação.

    ResponderExcluir
  6. Uma vez me ligaram da imobiliária me perguntando se queria comprar imóvel. Então disse que compraria desde que tivesse 100m2 ou mais, custasse até uns 600mil e fosse no bairro que quero (Recreio - RJ), que aliás, apesar de bonitinho, é "onde Judas perdeu as botas", "onde o vento faz a curva", 2h do Centro. A corretora me disse que era impossível achar nessa faixa, que eu "tinha que ver que o Rio é o Rio". Aí eu disse que não fazia sentido ser mais caro só por isso, e ela, mostrando a ignorância vergonhosa sobre economia (sério, eu tive vergonha alheia dela, por saber que alguém no meu país é ignorante àquele ponto), disse que "se comparar o Rio com outros lugares ia ver que aqui o pessoal todo tem grana". Ou seja, gente com meio milhão de temeres e com crédito dá em árvores cariocas. hahaha Então pensei "essa daí é mais uma pra contagem de desemprego no final do ano."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou do RJ (Jacarepagua). Um corretor me ligou oferecendo um imóvel daqui da região, apto zero, como "investimento", falando que valorizava de 20% a 30% ao ano, ótima oportunidade e blá blá blá! Ofereci um valor 30% menor! Ele riu no telefone e disse impossível!!! Falei para ele que impossível e tirar o meu dinheiro aplicado a uma taxa CDI líquida de 0,98% sem IR para comprar um imóvel caro, pagar condomínio, taxas e esperar aluguel com a situação do mercado do momento. E mesmo se fosse para morar estaria caro. Ele pediu desculpas e desligou.
      Tem uma imobiliária aqui que esta semana colocou uma placa oferecendo para coberturas 6 meses de condomínio grátis e apto 12 meses. Carro usado como entrada 100% tabela Fipe, televisão etc. Tudo parado ninguém vende! Não tem outra solução. Readequação do valores!!

      Excluir
    2. Corvo!

      Não se saciou de tirar vantagens da vítima ainda agonizante.

      Ética não existe para essas pessoas que encheram suas barrigas mentindo e inflando o mercado.

      Excluir
  7. Estão caçando a rebarba, o fundo da caçarola daqueles que nem sabem o que está acontecendo, e dentre eles os com fé cega no tijolo, os alienados das finanças tradicionais, enfim, Despair chegando...
    Eu já perdi a compaixão...

    ResponderExcluir
  8. A febre que impulsiona as pessoas a repetir ações de outras pessoas faz com que o obvio seja desapercebido.
    A historia mostra que as tulipomanias se repetem no tempo em diferentes lugares.
    E veja que o mundo recentemente assistiu a crise imobiliaria americana que produziu consequencias em diversos mercados.
    E aqui as pessoas cegamente negando o obvio.

    ResponderExcluir