Total de acessos

Teste

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Portal DCI: Chance de quitar Fies com FGTS coloca construtoras em alerta

"Aguardamos o desenrolar desta história com muita cautela. Acredito que a desvirtuação dos recursos pode ter um impacto gigantesco no setor, já que mais da metade dos imóveis financiados hoje têm participação do fundo". [...] "Com essa perspectiva, é possível que tanto a venda de novos quanto secundários seja abalada e muitos clientes tenha que postergar a compra."

A possibilidade de usar o FGTS para quitar dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi vista com preocupação entre representantes do mercado imobiliários. Hoje, mais da metade dos imóveis financiados usam recursos do fundo, e o destino alternativo da verba poderia deixar ainda mais longe a retomada da construção civil.

"Aguardamos o desenrolar desta história com muita cautela. Acredito que a desvirtuação dos recursos pode ter um impacto gigantesco no setor, já que mais da metade dos imóveis financiados hoje têm participação do fundo", comentou o conselheiro do Sindicato da Construção do Espirito Santo (Sinduscon-ES), José Bolívar.

O especialista se refere ao fato de, na última semana, o relator da reforma do Fies, deputado Alex Canziani, ter aprovado a emenda apresentada pela deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR) que possibilita o uso do FGTS para pagar dívidas do financiamento estudantil. Na ocasião, até o ministro da Educação, Mendonça Filho, manifestou apoio à proposta.

O relatório de Canziani foi favorável para aprovação da matéria. O documento foi lido na Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 785/2017 na última terça-feira. Além de permitir o resgate do FGTS para pagamento do FIES, o relatório aumenta para R$ 3 bilhões o aporte de recursos do Tesouro Nacional ao programa de financiamento. A emenda apresentada pela deputada Leandre é uma entre as mais de 270 modificações sugeridas à MP.

"O Fies possibilitou que milhões de brasileiros melhorassem sua renda, com o acesso ao ensino superior, emprestando dinheiro público para que estas pessoas concluam uma faculdade. Nós sabemos que, por um lado, ainda existe dificuldade para o pagamento do financiamento. Por outro, existe a inadimplência. Então, essa ideia de utilizar o FGTS para o pagamento do FIES pode resolver os dois problemas", disse a deputada na Câmara.

Temor
"O setor da construção e o mercado imobiliário recebem com muita preocupação o desvio de recursos. Se tal iniciativa for adotada, o Brasil continuará com seus escandalosos índices de déficit habitacional e falta de saneamento, pois comprometerá a aplicação de recursos em habitação, saneamento, infraestrutura urbana, operações urbanas consorciadas e mobilidade urbana, que levam melhorias à qualidade de vida da população em todo o País", disse, por meio de nota, representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

De acordo com estimativa da entidade, apenas nos últimos 10 anos, o FGTS foi o responsável por 52% das unidades habitacionais financiadas no Brasil, equivalente a quase 4 milhões de imóveis, de um total de aproximadamente 7 milhões comercializados.

"Abrir a possibilidade de saque do Fundo para o pagamento de dívidas do FIES é ir de encontro à indiscutível importância da manutenção da destinação dos recursos do FGTS para os quais ele foi concebido, que é o financiamento de longo prazo à habitação, saneamento e infraestrutura", detalhava a nota. "Não negamos a importância da educação, mas o segmento já possui forma própria de financiamento, estímulos fiscais e outras fontes de recursos."

Para o especialista em mercado imobiliário e consultor do Secovi-MG, Laures Ramalho, a possibilidade de desvio dos recursos irá impactar, justamente, a fatia da população mais vulnerável. "Potencialmente, o mesmo brasileiro que usa o Fies pode tentar financiar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida. Dessa forma, se ele usar o recurso para quitar a universidade, não vai conseguir compor o valor necessário para obter financiamento", comentou ele, acrescentando que o novo teto de financiamento da Caixa Econômica Federal para imóveis usados - agora 50% do valor do imóvel - também mina as chances do consumidor em potencial.

"Com essa perspectiva, é possível que tanto a venda de novos quanto secundários seja abalada e muitos clientes tenha que postergar a compra."

(Portal DCI - Serviços - 09/10/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Ou seja, pelo tipo de declaração desses caras da construção civil, nota-se que não estão nem aí para a sociedade, somente para o lado deles. O famoso ditado: farinha pouca, meu pirão primeiro!

    Esta medida está correta. O cara se formando terá mais condições de ser bem sucedido e assim, ter mais qualidade de vida. Não será financiando uma casa que ele terá esta qualidade de vida, como esse comédia "especialista" falou. Esses construtores acham que o Brasil gira em torno deles, da construção desses prédios de péssima qualidade que eles fazem.

    Qualquer medida que é tomada em prol da população, eles já reclamam como se fosse afetar a compra da casa própria. Tem que explicar a eles que isso já está afetado. Ações que sejam para beneficiar o indivíduo a crescer, como por exemplo, pagar a faculdade, deveriam ser estimuladas e não criticadas, como esses corvos estão fazendo.

    Chora não, pois ainda tem muita coisa a piorar para vocês!

    ResponderExcluir
  2. Coisa de pais falido com "o povo que se exploda dentro".

    ResponderExcluir
  3. "Abrir a possibilidade de saque do Fundo para o pagamento de dívidas do FIES é ir de encontro à indiscutível importância da manutenção da destinação dos recursos do FGTS para os quais ele foi concebido, que é o financiamento de longo prazo à habitação, saneamento e infraestrutura"

    Acho que se esqueceram que é um “Fundo de Garantia do Trabalhador”, e que este deveria ter o poder de decidir onde e como utilizar...

    Estão com medo de ter mais brasileiros com acesso a melhor educação, pois com maior educação (na maioria das vezes), maior a chance de perceber que compra de imóveis hoje no Brasil é a na maioria dos casos a maior cagada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero. Brasileiros, acordem!! Não caiam nesta arapuca!! 200 mil em 44m2 financiados em 35 anos jamais... Sejamos racionais com o dinheiro.

      Excluir
  4. Nada mais correto o fato da pessoa que acabou de se formar poder quitar a dívida com o FIES utilizando o FGTS.

    Mas os empresários do setor da CC só querem ver o próprio rabo!

    Que se explodam!! Chorem mais, empresários da CC, corretores e especuladores.

    ResponderExcluir